Gerenciar e executar atividades de manutenção em propriedades, sistemas e equipamentos diz respeito a cuidar para que os objetivos do Negócio sejam atingidos, conforme definidos no planejamento estratégico.
A Manutenção em si mesma não tem razão de existir. Ela existe para assegurar o cumprimento da missão da empresa, agregar Valor ao Negócio e à Sociedade.
Reparos desnecessários podem levar a gastos excessivos, de 5 a 20 vezes mais altos do que sua prevenção, sem contar os custos de parada de funcionamento/produção, perda de insumos, danos à imagem e etc. O funcionamento de uma empresa de modo eficiente, seguro, sem interrupções imprevistas, sem eventos catastróficos, prejuízos e dentro de custos e orçamentos definidos são algumas das condições essenciais para que os resultados, metas e objetivos do Negócio sejam atingidos e o sucesso da empresa consolidado com alto nível de sustentabilidade.
A MARAN GESTÃO DE ATIVOS FÍSICOS, por meio da aplicação dos conceitos de Manutenção Classe Mundial (World Class Maintenance), oferece serviços que agregam valor e consolidam a presença da área de Manutenção nas estratégias de negócios, através do desenvolvimento de serviços de estruturação, organização e avaliação de Gerenciamento de Manutenção, produzindo resultados concretos que levam todo o parque de edificações e sistemas de uma empresa a desempenhar suas funções com confiabilidade, alta disponibilidade, segurança e sustentabilidade a custos adequados.
ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO
- Alinhamento das metas/objetivos com o tipo de negócio
- Alinhamento com a operação/funcionamento do empreendimento/negócio
- Definição de políticas de gestão, custos e recursos financeiros
- Estabelecimento de requisitos de confiabilidade, disponibilidade, riscos, desempenho, segurança, qualidade, compliance e sustentabilidade
- Definição do modelo de gerenciamento (próprio, misto, terceirizado)
- Estrutura de execução dos serviços
- Forma de atuação (centralizada, descentralizada)
- Estabelecimento do organograma, responsabilidades, requisitos e competências
- Inventário/Dossiê de equipamentos e sistemas
- Planejamento da estrutura de codificação/agrupamento de sistemas e equipamentos (família, posição operacional)
- Definição da árvore hierárquica de sistemas
- Classificação da criticidade dos sistemas e seus componentes
- Identificação/classificação de sistemas, equipamentos e componentes sujeitos ao atendimento de legislações e normas específicas
- Definição das estratégias de manutenção (corretiva, preventiva, detectiva, baseada em condição, centrada em confiabilidade-MCC/RCM, produtiva total-MPT)
- Elaboração do programa mestre de manutenção (programação das atividades, frequência, calendário, etc)
- Planejamento das atividades/planos de trabalho (qualificação e quantificação de mão de obra, materiais, ferramentas, equipamentos, procedimentos/instruções de trabalho e de segurança, check-lists, EPI’s, EPC’s, etc)
- Estruturação e elaboração de solicitações e ordens de serviço (work requests/work orders)
- Definição e elaboração dos processos para desenvolvimento das atividades técnicas e organizacionais
- Definição da estrutura do orçamento (budget), plano de contas, centros de custos e rubricas
- Elaboração de diagramas sinóticos operacionais
- Elaboração de procedimentos para execução de manutenção detectiva em sistemas de proteção e alarme
- RFI (Request For Information), RFQ (Request For Quotation) e RFP (Request For Proposal) para as mais diversas atividades da área de manutenção e operação, incluindo a contratação de empresas de terceirização de serviços na modalidade full services
- Especificações para contratação de serviços e obras de manutenção
- Análise/seleção de empresas para concorrências/cotações-tomada de preços/RFI-RFQ
- Definição de pacotes de fornecimento, planejamento e elaboração de especificações
- Definição de critérios de aceitação de serviços, instalações, sistemas, equipamentos e pagamentos
- Elaboração de concorrências/cotações-tomadas de preços/RFP, incluindo critérios para Acordo de Nível de Serviços (SLA – Service Level Agreement)
- Análise de propostas de prestação de serviços
- Elaboração de contratos de prestação de serviços de manutenção, fornecimento de materiais e equipamentos, com inclusão de Acordo de Nível de Serviços (SLA – Service Level Agreement)
- Definição das metas a serem atingidas
- Seleção e implantação de indicadores-chave de desempenho (KPI-Key Performance Indicator)
- Definição de acordos de nível de serviços (SLA-Service Level Agreement) e integração com BSC (Balanced ScoreCard)
- Estruturação e análise de dados de ordens de serviços
- Análise e planos de melhorias com utilização de ferramentas da qualidade e de avaliação de riscos
- Elaboração de manuais técnico-organizacionais (processos, critérios, padrões, métodos de avaliação, requisitos mínimos, etc)
- Revisão e definição de procedimentos administrativos
- Relatórios executivos e gerenciais, quadros de gestão à vista, dashboards
- Análise dos índices requeridos de disponibilidade, confiabilidade, MTTR (Mean Time To Repair), lead time e SLA (Service Level Agreement)
- Análise de parque de máquinas e componentes e definição de itens sobressalentes (spare-parts) para reparo de equipamentos
- Definição de itens de consumo e de substituição rotineira
- Avaliação da necessidade de cuidados especiais de armazenagem
- Avaliação dos custos e riscos da não aquisição de sobressalentes (consequências de não funcionamento do equipamento/sistema)
- Avaliação do custo de armazenagem
- Análise do SLA versus tempo de reparo
- Definição e especificação das funcionalidades e módulos requeridos
- Análise/seleção de empresas para concorrências/cotações-tomada de preços/RFI-RFQ
- Elaboração de concorrências/cotações-tomadas de preços/RFP
- Análise de propostas de prestação de serviços
- Elaboração de contratos de fornecimento e implantação de softwares de gerenciamento de manutenção/CMMS
- Elaboração de critérios de aceitação de softwares de gerenciamento de manutenção/CMMS
- Desenvolvimento e gerenciamento de projetos de implantação ou de up-grade de softwares de gerenciamento de manutenção/CMMS
- Coordenação de equipes multidisciplinares de implantação ou de up-grade
- Integração de CMMS com sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)
- Elaboração de quadros de habilidades
- Avaliação de colaboradores e definição de necessidades de treinamento
- Capacitação e aprimoramento das competências das equipes de trabalho
- Treinamentos/Cursos “in company” em operação e manutenção
- RFI (Request For Information), RFQ (Request For Quotation) e RFP (Request For Proposal) para as mais diversas atividades
- Especificações para contratação de serviços e obras de manutenção
- Análise/seleção de empresas para concorrências/cotações-tomada de preços/RFI-RFQ
- Definição de pacotes de fornecimento, planejamento e elaboração de especificações
- Definição de critérios de aceitação de serviços, instalações, sistemas, equipamentos e pagamentos
- Elaboração de concorrências/cotações-tomadas de preços/RFP, incluindo critérios para Acordo de Nível de Serviços (SLA – Service Level Agreement)
- Análise de propostas de prestação de serviços e fornecimento de equipamentos e materiais
- Estruturação e análise de defeitos e falhas
- Estudos/Análises para aumento do desempenho e implantação de melhorias com aplicação de ferramentas estatísticas e qualitativas (Fluxograma, Diagramas de Ishikawa/Espinha de peixe, Pareto, Dispersão, Histogramas, Folhas de verificação, Cartas de controle, 5W+2H, 5WHAT (Porque, Porque), Brainstorming, FMEA (Failure Mode & Effect Analysis), RCA (Root Cause Analysis), FTA (Fault Tree Analysis), Programa 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke)
- Laudos, diligenciamentos e inspeções técnicas de equipamentos e instalações
- Auditorias de manutenção, checagem de cumprimento das obrigações legais e normas (compliance)
- Estudos e análises de riscos, confiabilidade e disponibilidade para sistemas e equipamentos
- Execução de planos de Recuperação de Desastres (Desaster Recovery) e de Contingência Operacional (Contingency Plan), Avaliação de Riscos (Risk Assessment), Análise de Impacto do Negócio (BIA-Business Impact Analysis), Matriz de Responsabilidades